Pulgas e carrapatos: como controlar os parasitas na sua casa | Syngenta PPM

You are here

Share page with AddThis

Pulgas e carrapatos: como controlar os parasitas na sua casa

Saúde Pública
20.05.2021
Pulgas e carrapatos podem ser encontrados em animais domésticos

Pulgas e carrapatos podem ser encontrados em animais domésticos, como cães e gatos, inclusive os que vivem dentro de casa. Esses parasitas afetam gravemente a vida dos animais, pois provocam feridas, infecções, e podem transmitir doenças que também afetam humanos, já que podem picar pessoas.

Sendo assim, o controle de pulgas e carrapatos dentro de casa é uma ação necessária para garantir a saúde dos animais e também dos humanos. Continue acompanhando para saber mais sobre essas pragas urbanas e como as combater com eficiência.

As principais características das pulgas

As pulgas são pequenas e ágeis

As pulgas são pequenas e ágeis, capazes de saltar grandes distâncias – até 200 vezes o comprimento do seu próprio corpo. Engana-se quem acredita que somente os animais domésticos levam as pulgas para dentro de casa. Na verdade, seus ovos e larvas podem ser carregados pelos próprios seres humanos (em roupas e calçados, por exemplo) ou por outros animais, como os roedores.

Os ovos que são depositados em animais domésticos caem no ambiente e liberam as larvas, que se abrigam facilmente em frestas nos pisos, tapetes, cobertores, camas, sofás, etc. Quando atinge a fase adulta, a pulga procura rapidamente os hospedeiros para se alimentar e, posteriormente, se reproduzir.

Por meio da picada, essa praga é capaz de causar coceira, perda de pelo e infecções. Alguns animais desenvolvem alergias e sofrem de dermatite, o que gera muita irritação e estresse. As pulgas também são transmissoras de doenças para os humanos, por exemplo, a peste bubônica, transmitida por uma pulga do gênero Xenopsylla.

Como agem os carrapatos

Os carrapatos, ao contrário das pulgas, não saltam

Os carrapatos não voam e, ao contrário das pulgas, não saltam. Porém, são ectoparasitas muito resistentes, têm uma vida longa e podem sobreviver por meses sem se alimentar, esperando as condições ideais para entrar em ação. Além disso, a sua disseminação é muito rápida, visto que a fêmea pode depositar mais de 5 mil ovos no ambiente.

No Brasil, uma das espécies mais comuns em áreas urbanas é o carrapato-do-cão (Rhipicephalus sanguineus), que pode se abrigar em locais de alvenaria enquanto espera pelo hospedeiro – ou é transmitido a este a partir de outro animal infestado que está no mesmo ambiente.

Apesar de seu hospedeiro principal serem cachorros, essa espécie de carrapato também pode parasitar seres humanos. Em cães, podem ser encontrados frequentemente nas orelhas e nas patas dos animais, causando grande incômodo, perda de vitalidade e até mesmo infecções secundárias.

Como eliminar pulgas e carrapatos da sua casa

Caso você perceba algum dos sintomas apresentados no seu animal de estimação ou visualize esses insetos, é importante procurar um médico veterinário o quanto antes para realizar o diagnóstico correto e dar sequência ao tratamento do pet.

Não se esqueça de que pulgas e carrapatos podem se espalhar por toda a casa e se abrigar em frestas, fendas e rachaduras, e também em locais onde os animais domésticos têm contato com maior frequência, como camas, almofadas e cobertores.

É importante caprichar na limpeza da casa, trocar as roupas de cama, capas de almofadas e aspirar bem cada ambiente, principalmente para a remoção dos ovos e larvas de pulgas. Também é recomendado procurar o auxílio de um profissional especializado no controle de pragas, que possa realizar a aplicação de um inseticida eficiente, como Optigard® Duo, para proteger o seu lar.

 

Veja também:

 

Optigard® Duo: a solução para o controle de pulgas e carrapatos

Para proteger a saúde, a indústria e a sua casa, a Syngenta desenvolve soluções inovadoras e de alta tecnologia, como o inseticida Optigard® Duo, eficiente no controle de pulgas e carrapatos.

Optigard® Duo combina efetividade e versatilidade em uma inovadora formulação que pode ser aplicada nos mais diversos ambientes. É um produto de amplo espectro de ação, com registro para mais de 20 alvos, fácil de manipular, com baixo odor e ótima miscibilidade em água.

Aposte na tecnologia de Optigard® Duo para proteger o seu lar e controlar pulgas e carrapatos com alta efetividade!

Acesse o nosso portfólio e conheça as soluções completas para o controle de pragas urbanas.