Traças: como evitar e combater essa praga

Saúde Pública
Traças podem causar vários danos materiais, principalmente em roupas e livros

São inúmeros os insetos adaptados aos meios urbanos que causam prejuízos. Eles podem destruir objetos, como é o caso das traças, e provocar grandes prejuízos. Para se livrar desse inseto, é preciso conhecer seus hábitos de alimentação e reprodução, de modo a evitar a criação de ambientes propícios para seu desenvolvimento.

O que são e como evitá-las

As traças (Lepisma saccharina) são insetos comuns de serem encontrados em casas e, apesar de não representarem riscos à saúde, podem causar danos materiais, principalmente em roupas e livros. Essas pragas são encontradas, geralmente, em locais escuros e úmidos. Elas se alimentam de substâncias amiláticas presentes em livros, papéis, roupas e farináceos.

Ciclo de vida da traça

Após a oviposição, os ovos podem eclodir entre 10 e 60 dias, sendo que o desenvolvimento até a fase adulta ocorre de 2 a 3 meses, dependendo da disponibilidade de alimento, clima, entre outros fatores. Os indivíduos adultos podem viver por mais de 4 anos.

Como evitar as traças

A limpeza é uma das principais aliadas na prevenção das traças. Portanto, é preciso manter a casa limpa e arejada, aspirando regularmente armários, cantos, frestas e áreas onde possa haver a presença de umidade ou matéria orgânica. Outra dica é guardar roupas e cobertores que não serão usados por um longo período em sacos plásticos selados. 

Também é importante ficar atento a caixas de papelão levadas para dentro de casa e evitar o acúmulo de papéis e roupas. Os livros devem ser armazenados em local limpo, seco e fechado. Em estantes abertas, o recomendado é que fiquem localizadas em um ambiente arejado e que sejam limpas com maior frequência.

Optigard Duo: versatilidade e eficiência no controle de traças

Para obter o controle de traças com maior tempo de proteção, a Syngenta Soluções Urbanas traz mais uma ferramenta: Optigard Duo. O produto é versátil e flexível para as necessidades do controlador profissional de pragas urbanas e une dois princípios ativos em uma inovadora formulação ZC, conferindo maior alcance e efetividade contra as pragas.

Além disso, é ideal para o controle das traças em áreas internas, críticas e sensíveis, pois o inseticida se adapta à necessidade do ambiente, seja no controle de baixas ou altas infestações, dentro ou fora de edificações.

Para saber mais, acesse o nosso portfólio de produtos e conheça as soluções da Syngenta para o controle de traças e outras pragas urbanas!