You are here

Share page with AddThis

Como controlar roedores em centros urbanos com eficiência

Saúde Pública
26.04.2021
Confira as principais espécies de roedores e soluções da Syngenta para controle desse alvo

Roedores são espécies que apresentam uma excelente capacidade de adaptação a centros urbanos, suportando as mais adversas condições de vida e, por esse motivo, são consideradas pragas de difícil controle.

São capazes de consumir cerca de 10% do seu peso por dia e responsáveis por grandes perdas na produção e armazenagem de alimentos, seja pela destruição direta ou pela contaminação por fezes e urina. Podem ainda provocar danos profundos em máquinas, equipamentos, tubulações, fiações elétricas e outras estruturas, causando prejuízos e acidentes.

Além do prejuízo econômico, eles também têm alto potencial de transmitir doenças devastadoras, como leptospirose, salmoneloses, febre da mordida, entre outras. Para um controle eficaz dos roedores nos centros urbanos, é necessário, principalmente, conhecer as características e hábitos das espécies.

Espécies de roedores urbanos

No mundo todo, existem mais de 2 mil espécies de roedores, porém, no Brasil, apenas 3 são comuns em centros urbanos:

Camundongo (Mus musculus)

Os camundongos têm corpo pequeno e orelhas grandes

Os camundongos têm corpo pequeno e orelhas grandes. São extremamente curiosos e bons escaladores. Costumam habitar o interior dos móveis, despensas e armários, e agem dentro de um raio de 3 a 5 metros de distância de seu habitat. Sua alimentação é onívora, tendo preferência por grãos e sementes.

Ratazana ou rato de esgoto (Rattus norvegicus)

A ratazana tem corpo robusto e orelhas pequenas, além de ser um hábil nadador e escavador

Fisicamente, a ratazana tem corpo robusto e orelhas pequenas, além de ser um hábil nadador e escavador. Geralmente, habita tocas e galerias no solo próxima de córregos, lixões e no interior de edificações. Age em cerca de 50 metros em volta das tocas, onde deixa trilhas com manchas de gordura, fezes e pêlos. São onívoros, mas preferem se alimentar de grãos, carnes e frutas.

Rato de telhado (Rattus Rattus)

O rato de telhado apresenta corpo esguio e cauda mais longa que a cabeça e o corpo, orelhas grandes e proeminentes

O rato de telhado apresenta corpo esguio e cauda mais longa que a cabeça e o corpo, orelhas grandes e proeminentes. São comumente encontrados no interior de domicílios e edificações, pois habitam forros, sótãos, paióis e silos. É hábil escalador e seu raio de ação é em torno de 60 metros. Prefere se alimentar de legumes, frutas e grãos.

 

Veja mais:

 

Controle eficiente de roedores em centros urbanos

Para controlar os roedores urbanos com eficiência, a Syngenta desenvolveu a linha Klerat e Talon Blocos XT, que devem ser utilizadas por profissionais especializados no controle de pragas.

São produtos com alta atratividade para as principais espécies de roedores, quando comparados a produtos concorrentes. Além disso, são formulados à base de Brodifacoum, potente princípio ativo anticoagulante que não causa desconfiança nos roedores que consomem as iscas.

Os raticidas são comercializados nas versões:

  1. Klerat Blocos: é indicado para ambientes sujeitos a intempéries. Pode ser encontrado em sacos de 1Kg (blocos parafinados de 20g e miniblocos parafinados de 5g) e baldes de 10Kg (blocos parafinados de 20g).
  2. Klerat Pellets: é um raticida granulado pronto para o uso em sachês de 25g, indicado para ambientes internos e secos.
  3. Talon Blocos XT: é um raticida com formulação extrusada de alta palatabilidade, disponível em blocos de 20g. Pode ser utilizado em ambientes internos e externos. Está disponível em baldes de 7,26Kg.

 

Klerat Blocos, Klerat Pellets e Talon Blocos XT possuem um amargante em sua composição, que evita a ingestão acidental do produto por humanos. Em caso de ingestão indevida, existe um antídoto que pode ser utilizado: a vitamina K1.

Saber lidar com as características de cada ambiente faz toda a diferença durante o controle de roedores. Independentemente do desafio, a Syngenta Soluções Urbanas tem uma linha completa para diferentes situações, em ambientes internos e externos.

É um compromisso da Syngenta estar ao lado dos profissionais que atuam no controle de pragas, levando informação sobre o setor e fornecendo as soluções mais assertivas. Por isso, contamos com um portfólio completo para o controle das principais pragas urbanas e rurais.