You are here

Share page with AddThis

Soluções e Controle de Baratas

Blattella germanica e Periplaneta americana

 

Baratas são insetos nocivos para a saúde dos seres humanos. Como as espécies urbanas costumam andar por esgotos e resíduos orgânicos e se alimentar de lixo e animais mortos, elas podem carregar em seus corpos microorganismos como bactérias, vírus e fungos causadores de doenças como hepatite A, febre tifóide, intoxicações alimentares e outros.

 

Biologia da barata

As baratas urbanas geralmente possuem coloração marrom e apresentam corpo oval, largo e achatado, com cabeça curta e antenas longas que auxiliam na comunicação, na percepção de odores e no reconhecimento do parceiro durante o período de acasalamento.

Essas espécies costumam se abrigar no interior de fendas e rachaduras, onde encontram abrigo, calor, umidade e acúmulo de sujeira como por exemplo matéria orgânica. São pragas muito resistentes: vivem por até quatro anos, podendo sobreviver uma semana sem água e um mês sem se alimentar.

 

Espécies de baratas mais comuns no Brasil

Existem cerca de 5 mil espécies de baratas no mundo. No Brasil, as baratas urbanas correspondem a menos de 1% do total de espécies dessa praga, enquanto o restante são silvestres.

As principais espécies urbanas são: Blattella germanica (barata alemã ou barata de cozinha) e Periplaneta americana (barata americana ou barata de esgoto). Quando se trata de controle de baratas, a Blattella germanica é uma das pragas urbanas de controle mais desafiador.

 

Ciclo de vida das baratas

As fêmeas produzem os ovos dentro de estojos chamadas “ootecas”. Cada ooteca pode conter até 40 ovos, dependendo da espécie. As fêmeas da Blattella germanica carregam a ooteca no abdômen, geralmente protegendo-a até eclosão. A espécie possui o maior número de descendentes, que varia de 30 a 40 por ooteca, com curto período de incubação. As ninfas passam por 6 a 7 estágios até atingir a forma adulta. Do ovo ao adulto são, em média, 103 dias (a 25ºC).

 

Dicas para o controle de baratas

As espécies urbanas, como é o caso da Blattella germanica, vivem próximas dos seres humanos por 4 motivos: água, alimento, acesso e abrigo. É possível identificar a presença de baratas no ambiente de 3 formas principais:

  1. Observando o animal no local;
  2. Ao encontrar fezes ou fragmentos de seu exoesqueleto;
  3. Pelo odor que elas exalam.

A prevenção é a melhor maneira de evitar infestações de baratas. Abaixo, você confere algumas medidas preventivas e corretivas para o manejo integrado de infestações de baratas:

●      Eliminar as fontes de alimentos – recomendar a remoção dos restos de comida, armazenamento dos alimentos em local apropriado, lavagem das latas e garrafas antes de descartá-las e esvaziamento diário das latas de lixo;

●      Manter o ambiente limpo - orientar o cliente a atentar-se aos locais onde há maior acúmulo de gordura, como pias, fogões, bancadas, equipamentos eletrônicos, coifas e exaustores;

●      Realizar a manutenção do local – orientar o cliente a fechar fendas e rachaduras que servem de abrigos em paredes, rodapés e pias. Também é necessário realizar o conserto de instalações elétricas danificadas;

●      Inspecionar a entrada de mercadorias - baratas podem ser dispersadas passivamente em meio a caixas e embalagens externas.

 

Baratas: soluções Syngenta

Confira as soluções desenvolvidas pela Syngenta para o controle químico de baratas em ambientes internos:

Controle flexível para altas e baixas infestações

Optigard Duo é uma inovadora formulação que alia a Lambda-cialotrina, protegida pelas exclusivas microcápsulas iCap, ao Tiametoxam em suspensão concentrada, resultando na primeira formulação ZC do mercado nacional.

 O produto traz uma série de benefícios no controle às baratas:

  • Registro em rótulo para o controle de ninfas e adultas;
  • Ampla margem de doses, com recomendação de uso de acordo com a infestação do local, sendo possível controlar altas infestações ou realizar a manutenção de ambientes controlados ou que passam por lavagem diária;
  • Testes de campo nacionais e internacionais que demonstram a sua alta efetividade.
Aplicação localizada desalojante

Icon 2.5EW é ideal para ser aplicado em frestas, fendas e rachaduras onde as baratas se escondem.

Entre os diferenciais do produto, estão:

●      Nova tecnologia de formulação à base de água e odor reduzido;

●      Ação mais rápida (knockdown) que formulações de efeito residual;

●      Exclusiva formulação moderna e estável que não cristaliza, sem separação de fase no frasco e sem entupimento de bico do equipamento de aplicação.

Aplicação localizada não desalojante

Optigard LT é um inseticida que pode ser utilizado no mesmo período de uma aplicação com isca em gel. Entre seus principais benefícios, podemos citar que o produto:

●      É altamente indicado para o manejo de resistência;

●      É ideal para aplicação em locais mais sensíveis;

●      É embalado em sachês na dosagem apropriada e dissolve rapidamente em contato com a água.

Aplicação residual

Demand CS é um inseticida concentrado, que garante maior rendimento e economia no tratamento de áreas maiores. Seu ingrediente ativo microencapsulado proporciona um controle eficiente de baratas mesmo em superfícies agressivas.

Alguns benefícios da aplicação de Demand CS são:

●      Alto efeito residual no controle de baratas

●      Não apresenta odor;

●      Embalagem autodosadora, que proporciona maior precisão na dosagem;

Controle gel

Advion Barata Gel deve ser aplicado em frestas e fendas onde há suspeita de infestação. O produto tem ação gradual, o que permite que as baratas ingiram a isca, retornem ao seu esconderijo e contaminem outros indivíduos.

Entre os benefícios de Advion Barata Gel, estão:

●      Até 10x mais atrativo que outros géis, mesmo em populações de baratas mais exigentes;

●      Ideal para aplicação localizada em ambientes internos e sensíveis, como áreas de manipulação de alimentos;

●      Atrativo e durável por até 4 meses após a aplicação.

Apresenta efeito de transferência secundário e terciário, com alta efetividade no controle de adultos e ninfas de Blattella germanica.

 

 

Baixe nosso material