5 dicas para controlar roedores de forma eficiente

Saúde Pública
Roedores estão entre as pragas urbanas mais temidas pela população

Os roedores estão muito bem adaptados ao ambiente urbano, já que encontram com facilidade tudo o que precisam para sobreviver: água, abrigo e alimento. Eles estão entre as pragas urbanas mais temidas pela população, e não é para menos, já que podem carregar e transmitir diversas doenças, como Leptospirose, Salmonelose, entre outras.

Além dos danos à saúde, roedores podem gerar prejuízos econômicos com a destruição de fiações, tubulações e outros objetos. Os estragos também estão relacionados a perdas na produção, no armazenamento e na distribuição de produtos, pois esses animais consomem e contaminam diversos alimentos.

Por esses motivos, o controle de roedores é imprescindível e deve ser tratado como um problema de saúde pública.

Pensando nisso, separamos 5 dicas que vão te auxiliar a controlar os roedores na sua residência, utilizando o manejo integrado. Confira!

1. Elimine as fontes de alimento da praga

O primeiro cuidado que deve ser tomado é acabar com as possíveis fontes de alimento dos roedores na sua casa. É recomendado fechar bem os mantimentos ou guardá-los em potes herméticos depois de abertos. A cozinha e todas as áreas de preparo de comida devem ser limpas com frequência e de forma rigorosa.

Deve-se jogar o lixo fora todos os dias ou, caso isso não seja possível, evitar que ele fique exposto, utilizando lixeiras com tampa. Nesse caso, é preciso realizar a limpeza da lixeira com frequência, pois o chorume acumulado pode atrair ratos e muitas outras pragas.

Além disso, é necessário ficar atento à ração dos animais domésticos, pois essa também é uma das principais fontes de alimento para os ratos. Portanto, é importante não deixar a ração exposta, principalmente no período noturno.

2. Remova prováveis abrigos

Verifique locais que podem servir de abrigo para os ratos. Geralmente, eles costumam se esconder em entulhos ou no meio de caixas empilhadas em ambientes menos movimentados, como garagens, sótãos e porões.

O recomendado é manter armários e depósitos arrumados, sem objetos amontoados. Deve-se empilhar sacos e embalagens em estrados com distância de pelo menos 20cm do piso e afastados das paredes, para facilitar a inspeção do local. Algumas espécies também costumam se locomover e se esconder na grama alta e, por isso, é importante manter o gramado sempre aparado e a vegetação podada.

3. Cuidado com as fontes de acesso

Os roedores são muito ágeis e flexíveis, podendo se aproveitar de pequenos espaços para entrar nas residências. Por isso, é necessário manter ralos e tampas de caixa de esgoto encaixados e vedar frestas de portas, bem como buracos nas paredes e nos muros.

4. Monitore continuamente o ambiente

Mesmo depois de adotar todas as medidas citadas, é necessário ficar atento aos sinais que indicam a presença de roedores no local, como fezes, urina, roeduras, trilhas, tocas, pegadas, sons, etc. O monitoramento deve se estender também para as áreas externas, visto que algumas espécies fazem tocas no solo e adentram as residências apenas em busca de comida.

Veja também:

5. Realize o controle químico de roedores

Para o controle efetivo de uma infestação de roedores é importante contar com o controle químico realizado por uma equipe especializada no controle de pragas urbanas. O auxílio desses profissionais é de grande valia, pois eles realizam a instalação de produtos raticidas em pontos estratégicos, baseados no comportamento dos roedores e na segurança dos seres humanos e animais domésticos.

Para isso, é imprescindível que os profissionais utilizem raticidas eficientes, como as linhas Klerat e Talon Blocos XT da Syngenta, que são produtos com alta palatabilidade para as principais espécies de roedores, quando comparados a produtos concorrentes. São formulados à base de Brodifacoum, potente princípio ativo anticoagulante aprovado para controle a roedores.

O Klerat Blocos é indicado para ambientes sujeitos a intempéries e pode ser encontrado em duas versões: sacos de 1kg (blocos parafinados de 20g e miniblocos parafinados de 5g) e baldes de 10kg (blocos parafinados de 20g). Já o Klerat Pellets é um raticida granulado pronto para o uso, em sachês de 25g, indicado para ambientes internos e secos. Talon Blocos XT, por sua vez, trata-se de um raticida de alta palatabilidade, disponível em blocos extrusados de 20g, e pode ser utilizado em ambientes internos e externos.

Acesse o nosso portfólio de produtos e conheça as soluções completas para o controle de roedores e outras pragas.