Boas práticas de controle de roedores em áreas rurais

Saúde Pública

Adaptados ao meio rural, roedores como a ratazana, o rato-de-telhado e o camundongo são uma das principais ameaças à economia e à saúde humana. Eles são capazes de perturbar os animais, causar danos ao armazenamento de ração e insumos, danificar equipamentos com roeduras e até mesmo provocar curtos-circuitos na fiação elétrica. Segundo a FUNASA, apenas os roedores são responsáveis por até 70% de perdas no setor hortifrutigranjeiro, com prejuízos registrados todos os anos como resultado direto da presença e ação deste tipo de praga.

Além disso, estão diretamente relacionados com a transmissão de doenças tanto aos animais quanto ao ser humano, como: leptospirose, hantavirose, peste bubônica, salmoneloses, entre outras.

Controle de roedores

Para um controle eficiente dessas pragas, é importante identificar as espécies de roedores presentes na propriedade, já que cada uma possui seus próprios hábitos comportamentais. Identificar o nível da infestação também auxilia no planejamento das medidas que deverão ser realizadas.

Geralmente, adotar uma única medida não é suficiente para oferecer uma solução eficaz e duradoura para o problema. Por isso o manejo integrado envolve várias práticas de caráter preventivo e corretivo que, adicionalmente ao controle químico, podem auxiliar no controle da infestação no local. Confira boas práticas do manejo integrado de controle de roedores a seguir:

Eliminação de abrigos

Os ratos podem se locomover e se esconder na grama alta, por isso é importante manter o gramado sempre aparado e realizar a poda de galhos que se projetem sobre a construção. Além disso, há espécies que fazem tocas no solo e, por isso, a área no entorno das edificações deve ser inspecionada com frequência. Eliminar pilhas de equipamentos antigos e organizar o estoque de alimentos empilhados em pallets, longe das paredes, também dificulta o acesso e abrigo dos roedores. No geral, é necessário manter as áreas sempre limpas, sem materiais empilhados e entulhos.

Bloqueio do acesso

Impedir o acesso dessas pragas em ambientes internos também faz parte de uma solução integrada de controle dos roedores. Portanto, deve haver atenção constante à manutenção dos ambientes, principalmente com reparos às possíveis falhas estruturais, de modo a bloquear, sempre que possível, os pontos de acesso dos roedores às edificações.

Monitoramento

Alguns sinais indicam a presença de roedores no local, por isso é importante ficar atento à presença de fezes, urina, roeduras, manchas de gordura, trilhas, tocas, pegadas, além de sons e avistamento de roedores vivos ou mortos na propriedade. O aparecimento desses sinais está diretamente relacionado ao grau de infestação no local.

Controle químico

O controle químico, como a aplicação de raticidas, é o método mais utilizado para eliminar infestações já existentes. O produto possui princípio ativo anticoagulante impregnado em uma matriz de alta atratividade para os roedores.

Os raticidas devem ser sempre aplicados em caixas portas-isca. Assim é possível mantê-los protegidos das condições ambientais externas e inacessíveis

para seres humanos e animais domésticos.

Recomenda-se a aplicação do raticida próximo aos esconderijos, dentro de tocas e ao longo dos caminhos percorridos por roedores. É importante lembrar que as medidas de controle químico de roedores em áreas rurais devem ser realizadas sempre de modo a garantir a segurança dos seres humanos e dos animais presentes no local.

Produtos Syngenta para controle de roedores

Para controlar os roedores na área rural e minimizar os grandes prejuízos causados por eles, a Syngenta possui novas apresentações no portifólio: Ratex Pellets e Talon 1KG. Produtos ideais para a construção do programa de biosseguridade. São formulados com Brodifacoum, o princípio ativo que apresenta a maior efetividade no enfrentamento a essas pragas em comparação a outros no mercado.

Conheça os produtos:

  • Talon Blocos XT - iscas de dose única em embalagem de 1kg exclusiva para uso em instalações rurais, composto por cereais com a mais alta qualidade e palatabilidade. São muito mais atrativas e com alta resistência a fatores externos.
  • Ratex Pellets - Para uso exclusivo em instalações rurais, o produto apresenta ótimo custo-benefício e garante controle de roedores com doses menores do que os produtos formulados com outros princípios ativos do mercado.

Manter os profissionais controladores de pragas urbanas sempre à frente das novidades do mercado e com conhecimentos sobre as melhores práticas da indústria, a Syngenta também desenvolveu o aplicativo Soluções Urbanas. A ferramenta está disponível para Android e iOS, e explora as melhores soluções para o controle consciente de pragas, com informações completas sobre os produtos disponíveis.

Acesse o nosso portfolio de produtos e conheça as soluções completas para o controle de roedores e outras pragas.