Infestação de carunchos no ambiente: controle essa praga | Syngenta PPM

You are here

Infestação de carunchos no ambiente: controle essa praga

Saúde Pública
08.06.2021
Carunchos encontram diversas oportunidades para entrar nos alimentos e se proliferar

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

Do estoque na produção até o depósito do supermercado, os carunchos encontram diversas oportunidades para entrar nos alimentos e se proliferar. Sendo assim, a infestação costuma começar a partir de um produto já contaminado ao ser adquirido. Mas vale lembrar que nem sempre o alimento no qual o inseto foi encontrado é a origem da infestação e que quanto mais tempo o produto infestado continuar na despensa, maiores são as chances do inseto se espalhar para outros mantimentos.

Infestação de carunchos no arroz

 

Biologia dos carunchos

Os insetos adultos são minúsculos (medem cerca de poucos milímetros), possuem coloração variável do preto ao castanho avermelhado e dois pares de asas. As larvas são esbranquiçadas, cilíndricas e medem cerca de 7mm de comprimento, enquanto os ovos são pequenos, claros e pegajosos. Dependendo da espécie de caruncho, a fêmea pode depositar até 400 ovos de uma só vez.

Pupas de caruncho

 

Medidas para evitar e combater os carunchos

Geralmente, quando há uma infestação de carunchos, é possível perceber um “pó” no fundo das embalagens de alimentos – um indicativo de que as larvas se alimentaram dos grãos ou de outros produtos – ou até mesmo pequenos furos no plástico. O consumidor precisa estar atento a esses sinais e não adquirir pacotes que apresentem avarias.

Além de estar alerta na hora das compras, alguns outros cuidados podem ser tomados para evitar a presença e desenvolvimento dos carunchos, como:

  • Após abrir as embalagens, transferir o conteúdo (massas, farinhas e cereais) para potes hermeticamente fechados.
  • Atentar-se à data de validade dos produtos e, quando necessário, adicionar uma etiqueta com essa informação nos potes utilizados. Os ingredientes fora do prazo devem ser descartados.
  • Ao encontrar um caruncho, é importante verificar todo o armário para garantir que outros produtos não tenham sido afetados.
  • Realizar a limpeza de armários, prateleiras e outros locais de armazenagem de alimentos com frequência. Recomenda-se utilizar o aspirador, com atenção especial às quinas, frestas e vãos, locais que podem conter insetos.

 

Veja também:

Optigard Duo: inseticida para controle de carunchos

Desenvolvido para uso nos mais diversos ambientes, Optigard Duo é o inseticida profissional recomendado para um controle efetivo de carunchos em áreas de manipulação de alimentos por empresas especializadas. O produto conta com uma poderosa e inovadora formulação que combina efetividade com alcance abrangente.

O inseticida é versátil, fácil de manipular, com baixo odor e ótima miscibilidade em água. Optigard Duo tem um rótulo elaborado para as diversas necessidades de um profissional de controle de pragas, com faixas de dosagem que atendem a diversos protocolos de controle.

Em avaliação de controle contra carunchos (Tribolium castaneum) em dois tipos de superfície, Optigard Duo (calda a 0,13%) se mostrou altamente efetivo, promovendo controle estendido contra esse alvo. Confira o resultado:

Gráfico de resultados Optigard Duo

A Syngenta busca estar sempre ao lado dos profissionais que atuam no controle de pragas, levando conhecimento e desenvolvendo as soluções mais assertivas para o dia a dia. Por isso, contamos com um portfólio completo para o controle de pragas urbanas, incluindo carunchos. Confira!