Pragas urbanas: como combatê-las no outono

Saúde Pública
pragas urbanas outono

Em boa parte do Brasil, o Outono marca o início das quedas na temperatura, a redução das chuvas e da umidade relativa do ar. Embora estas não sejam as condições mais favoráveis para o desenvolvimento de pragas urbanas, ainda assim é necessário manter o controle dos ambientes contra as infestações que persistem nessa época. Durante o outono, pragas como os roedores continuam a invadir ambientes industriais, residências e até os locais de armazenamento em busca de alimentos e aumentam a busca por abrigos nesses ambientes protegidos. Nesta hora, ter acesso à informação de qualidade na escolha dos produtos para o controle de pragas urbanas é imprescindível.

O que são as pragas urbanas

Caracterizam-se como pragas urbanas os pequenos animais e insetos que se proliferam de forma desordenada e buscam abrigo em locais como depósitos, forros e até pequenas fendas na parede. Trata-se de uma infestação que sempre pode gerar prejuízo e dor de cabeça às pessoas.

As pragas urbanas se encaixam na lista de animais sinantrópicos, isto é, são animais que compartilham espaços próximos aos seres humanos e se adaptam para viver junto a eles. A adaptação dos pequenos animais e insetos é alta, principalmente em ambientes que oferecem condições de umidade e alimentação, como é o caso de depósitos de armazenamento e residências.

Pragas mais comuns e como agem em épocas frias

  • Uma das pragas mais comuns é a Blattella germanica, ou barata de cozinha, uma espécie que se mantêm em locais com alimentos e tem ciclo reprodutivo rápido. Em épocas mais frias, pode se beneficiar da temperatura constante das atividades nas cozinhas, tendo, portanto, calor e alimento  em qualquer época do ano. Assim, o cuidado para controlá-las vale para o ano todo.

  • Roedores também são caracterizados como pragas urbanas. No caso dos roedores, as espécies mais comuns são as ratazanas (Rattus norvegicus, os ratos de telhado (Rattus rattus) e os camundongos (Mus musculus) Quando proliferam, tornam-se questão de saúde pública e um grande problema a resolver por parte de gestores de estabelecimentos comerciais, notadamente aqueles que estocam e servem alimentos.

Controle e combate às pragas urbanas

Para que haja mais eficácia no combate a possíveis infestações de pragas urbanas, a prevenção é a melhor escolha. É o momento de manter os ambientes mais limpos e organizados; monitorar o descarte do lixo, assim como o de água parada e realizar a escolha correta de um inseticida para a pulverização das áreas internas e externas.

O manejo de resistência, realizado regularmente com o auxílio de profissionais e produtos de qualidade, é a melhor garantia de passar pelo outono e inverno sem prejuízos gerados por pragas mais resistentes. O uso de um inseticida de baixa toxidade é ideal para locais mais sensíveis, trazendo os resultados esperados e segurança nos espaços armazenamento.

A Syngenta conta com soluções inovadoras e de alta tecnologia que protegem a saúde, a indústria e o lar. Para o combate às baratas recorrentes no outono, a pulverização superficial realizada com Optigard LT é a nossa indicação para controlar infestações sem dispersão pelo ambiente, uma vez que o produto não possui efeito desalojante. Estas pulverizações podem ser realizadas em conjunto com a aplicação de Advion Barata Gel, produto de alta atratividade que possui elevado efeito de transferência para toda a população de baratas. Para efeito residual duradouro no ambiente, é indicada a aplicação do produto microencapsulado Demand CS. Já para situações onde deseja-se efeito desalojante e mortalidade mais rápida, sugerimos a pulverização de Icon 2,5 EW, com formulação base água de baixo odor.

Para o controle de roedores, mais avistados em ambientes internos nesta época do ano, o controlador de pragas profissional pode contar com a linha Klerat e Talon XT, raticidas que unem potência e atratividade em uma única isca.

O App Syngenta Soluções Urbanas traz dados relevantes e ajuda a promover o controle consciente. Disponível para os sistemas Android e iOS, o app auxilia no trabalho do dia-a-dia com funções práticas e novas experiências, identificando a melhor solução para atender a demanda e resolver o problema, evitando prejuízos na comercialização dos produtos e ajudando no planejamento da próxima safra. Saiba mais sobre as soluções da Syngenta acessando o nosso portfólio de produtos, que possui as mais completas soluções integradas do mercado.