Espécies de roedores e o controle ideal para cada local

Saúde Pública
Controle de Roedores
Pragas Urbanas no Outono

Rattus norvegicus, Rattus rattus e Mus musculus... Os nomes parecem estranhos, mas estamos falando de espécies de roedores muito conhecidas no ambiente urbano: são, respectivamente, as ratazanas, ratos de telhado e camundongos. Causando problemas e com alta capacidade de transmitir doenças graves, o controle destas pragas urbanas é uma questão de saúde.

Além dos danos à saúde, roedores também são importantes causadores de danos às estruturas humanas e sua presença está fortemente associada ao desperdício de alimento, uma vez que cada indivíduo se alimenta de 10% de seu peso diariamente. Dados do Ministério da Saúde apontam que perdas no setor Hortifrutigranjeiro, por exemplo, podem chegar a até 70% apenas devido às infestações de roedores. (FONTES: FUNASA (2002). Manual de Controle de Roedores. Brasília: Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde)

No ambiente urbano, a presença das ratazanas é muito comum. Elas podem construir ninhos abaixo do nível do solo, no entorno de residências ou até mesmo no interior de estruturas, se alimentando num raio de até 50m do local em que se abrigam.

Já o rato de telhado possui comportamento muito distinto da ratazana, uma vez que vive em partes mais altas de construções e edificações, descendo ao solo em busca de alimento e água. Seu raio de ação é de aproximadamente 60 metros. Por fim, o camundongo, que é a menor das 3 espécies, possui baixo raio de ação, raramente ultrapassando os 3 metros e costumam fazer seus ninhos no interior de edificações e ocasionalmente cavam pequenas ninheiras no solo, em áreas externas.

Produtos Syngenta para o controle efetivo dos roedores urbanos

Um meio eficiente para o controle dos roedores urbanos pelos profissionais especializados de pragas pode ser encontrado nas soluções oferecidas pela Syngenta, nas linhas Klerat e Talon.

Formulados à base de Brodifacoum, são produtos anticoagulantes que não causam desconfiança dos roedores que consomem as iscas. Além disso, controlam espécies resistentes a anticoagulantes de primeira e segunda gerações e possuem alta atratividade para as principais espécies de roedores, quando comparados a produtos concorrentes.

Klerat Blocos é um produto parafinado, com formulação altamente atrativa que oferece economia (menos repasses) e praticidade no controle de roedores em ambientes infestados, sendo indicado para ambientes sujeitos às intempéries.

Klerat Pellets é um raticida granulado pronto para o uso em sachês de 25 gramas, altamente atrativo e indicado para ambientes internos e secos.

Talon Blocos XT é um raticida bloco extrusado, formulado à base de grãos de alta qualidade e palatabilidade. Indicado para situações de alto desafio, foi um dos primeiros raticidas a ser aprovado no teste de durabilidade frente a intempéries da EPA, Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Possui eficiência no combate às 3 espécies de roedores, com alta resistência a fatores externos.

Em busca de auxiliar e estar cada vez mais perto do controlador de pragas urbanas na realização do combate às infestações de insetos e roedores, o app Soluções Urbanas da Syngenta é uma ferramenta útil e prática. Disponível para Android e iOS, o aplicativo explora as soluções disponíveis que mais se adequam às pragas urbanas que precisam ser eliminadas, além de obter todas as informações de cada um dos produtos.

É um compromisso da Syngenta estar ao lado dos profissionais que atuam no controle de pragas urbanas, sempre atualizados sobre toda a evolução do setor em relação às soluções mais assertivas e eficazes.

Estar à frente na realização de combate aos roedores urbanos e ter acesso a ferramentas atualizadas, auxilia no desenvolvimento do negócio. Além disso, a Syngenta atua constantemente com a indicação das melhores práticas para o crescimento da indústria e conta com um portfólio completo de soluções.