Mosquitos no verão: como combatê-los de forma eficiente

Saúde Pública
Mosquitos são maiores transmissores de agentes causadores de doenças do mundo

Com a chegada da estação mais quente do ano, temos também a companhia – desprazerosa – dos mosquitos. Nesse período, por conta do calor, deixamos as janelas abertas por mais tempo, o que acaba facilitando a entrada desses insetos no ambiente.

Eles são mais ativos no verão porque as temperaturas altas e a umidade características dessa estação favorecem a proliferação de mosquitos como o pernilongo (Culex quinquefasciatus) e o mosquito da dengue (Aedes aegypti), espécies muito bem adaptadas às áreas urbanas.

Fora o incômodo, o grande problema associado a mosquitos é que eles estão entre os maiores transmissores de agentes causadores de doenças do mundo, como dengue, chikungunya, febre amarela, zika, malária, filariose, entre outras. Essas doenças são transmitidas por meio da picada do mosquito, que ocorre para que esse inseto consiga obter nutrientes que estão no sangue para maturar seus ovos.

No inverno e nos dias mais frios, a pressão de pragas como os mosquitos costuma diminuir. Mas isso não quer dizer que eles desaparecem nos períodos de baixa temperatura. Eles continuam a existir, apenas em uma taxa muito menor. 

O Aedes aegypti, por exemplo, não desaparece. Quando a temperatura começa a ficar próxima a 10ºC, há a deposição dos últimos lotes de ovos, que resistirão às estações de baixas temperaturas e eclodirão quando as condições forem adequadas, com água disponível e temperaturas mais elevadas.

Diferenças entre o pernilongo e o mosquito da dengue

O pernilongo possui hábitos noturnos e se abriga durante o dia em locais úmidos, escuros e protegidos do vento. Ele prefere água, rica em matéria orgânica para depositar os seus ovos. Se o inseto estiver contaminado, pode transmitir doenças como filariose.

Já o Aedes aegypti possui hábitos diurnos, mas também podem ser observados durante a noite. O principal período em que costuma picar as pessoas é ao entardecer e ao amanhecer. Ele deposita seus ovos em ambiente com água parada e limpa, geralmente água da chuva ou da rega de plantas. Popularmente conhecido como mosquito da dengue, o inseto também é vetor de outras doenças como a zika, chikungunya e febre amarela.

Dicas para o controle de mosquitos no verão

Você não precisa esperar o inverno para se livrar desses insetos! Com algumas ações simples, é possível prevenir a proliferação de mosquitos no verão.

Para reduzir as chances de picada e contaminação com doenças, é recomendado o uso de barreiras físicas, como telas em janelas e portas, e também a aplicação de produtos repelentes.

Para atingir a raiz do problema, é necessário eliminar os criadouros. Para isso, as recomendações são inspecionar os locais com frequência e eliminar a água acumulada em vasos, baldes e entulhos, sem esquecer de monitorar a água parada em poças, canais e galerias, além de cobrir piscinas, limpar calhas e tampar caixas d’água.

Outra forma de combater os mosquitos é utilizando um inseticida eficiente, de preferência com longo efeito residual, como Demand 10CS da Syngenta.

Demand 10CS: inseticida para combater mosquitos

Demand 10 CS é um inseticida de uso profissional, formulado com exclusiva tecnologia iCAP, que proporciona a proteção e liberação gradual do ingrediente ativo na superfície tratada. Suas microcápsulas com parede dupla protegem o ativo mesmo em situações adversas e elevam seu efeito residual para até meses após a aplicação.

Além disso, Demand 10CS adere rapidamente ao exoesqueleto dos mosquitos que pousam na superfície tratada, otimizando a exposição do inseto ao produto. 

Por ser mais concentrado que outros inseticidas disponíveis no mercado, garante um melhor custo-benefício no tratamento de áreas maiores. O produto pode ser aplicado em áreas internas e externas, em locais  de acesso e pouso de mosquito, como portas, janelas, vegetação entre outros. 

Além disso, o produto oferece:

baixa toxicidade comparada a outras composições, sendo ideal para controle em áreas internas, críticas e sensíveis;

embalagem autodosadora, que proporciona maior praticidade e precisão na dosagem;

formulação de baixo odor;

Altamente efetivo contra uma grande variedade de pragas, incluindo mosquitos, escorpiões e aranhas.

Quer mais opções de produtos para o controle de mosquitos? Acesse o nosso portfólio e conheça todas as nossas soluções.