Benefícios da aplicação de inseticidas em gel

Saúde Pública

Para o controle consciente de pragas urbanas, devemos levar em consideração a biologia e o comportamento das pragas, o ambiente em que elas se encontram e a técnica capaz de obter os melhores resultados. Na questão do ambiente a ser tratado, diversos fatores são relevantes e devem ser levados em consideração na hora da escolha da estratégia de controle, como a circulação de pessoas e animais no local, assim como a possível exposição de alimentos, máquinas e outros materiais ao tratamento que será realizado.

Para definir a estratégia mais adequada e os melhores produtos, de forma a garantir a eficiência nos resultados, também é preciso eleger a metodologia de aplicação mais apropriada. Uma das técnicas utilizadas é a aplicação em gel, indicada principalmente no controle de baratas e formigas em ambientes mais sensíveis.

Vantagens da aplicação em gel

Ambientes internos geralmente demandam um controle mais técnico, que leva em consideração a reentrada de pessoas e animais domésticos que vivem no local. A aplicação de inseticida líquido pulverizado ou aerossol pode fazer com que eventualmente gotículas do produto atinjam áreas indesejadas, sendo, portanto, necessária a adoção de técnicas alternativas à tradicional pulverização.

O uso de inseticida em gel permite a aplicação em locais estratégicos e possui efeito prolongado no ambiente. A aplicação de pequenas gotas próximas ao local de circulação das pragas já é suficiente. Portanto, essas iscas podem ser utilizadas em ambientes sensíveis, como indústria alimentícia, cozinhas, hospitais e residências.

Entre as principais vantagens do uso de iscas em gel, estão:

  • Aplicação rápida e limpa;
  • Efeito prolongado no ambiente;
  • Alta atratividade mesmo com variação de temperatura;
  • Efeito de transferência - causa contaminação secundária e até terciária, em outras pragas do mesmo esconderijo.

É importante reforçar, no entanto, que todas estas vantagens estão diretamente relacionadas à formulação desenvolvida pela indústria fabricante. Veja, mais abaixo, a nossa seção “Inseticidas em Gel da Syngenta”.

Vale lembrar que a aplicação de inseticidas em gel deve ser feita por um profissional especializado no controle de pragas urbanas, com a utilização de técnicas adequadas. O gel atrai as pragas e, por isso, não é recomendável que sejam aplicados inseticidas repelentes no ambiente que possam interferir na palatabilidade da isca. Portanto, não é indicada a pulverização convencional no momento da aplicação do gel. Entretanto, há uma formulação desenvolvida pela Syngenta que não possui efeito repelente e que pode ser aplicada de forma simultânea ao gel: OptigardLT.

Inseticidas em Gel da Syngenta

A Syngenta está sempre em busca de desenvolver soluções inovadoras e de alta tecnologia que protejam a saúde, a indústria e o lar. Assim, contamos com inseticidas em gel, que são utilizados principalmente no combate às formigas e baratas.

Advion Barata Gel

Para o controle eficaz de baratas, a Syngenta desenvolveu Advion Gel, produto que apresenta excelentes resultados contra as principais espécies urbanas, incluindo as populações resistentes a outros ativos e com aversão a outras iscas.

O controle feito com a isca em gel abrange pontos que geralmente não são cobertos pelas pulverizações convencionais, fazendo com que a própria barata busque o produto. Advion tem ação gradual, que permite que as baratas ingiram a isca, retornem ao seu esconderijo e contaminem outros indivíduos.

Entre os benefícios de Advion Barata Gel, estão:

  • Alta atratividade mesmo em populações de baratas mais exigentes e ambientes com alta oferta de alimento;
  • Ideal para aplicação localizada em ambientes internos e sensíveis, como áreas de manipulação de alimentos;
  • Atrativo e durável por até 4 meses após a aplicação;
  • Efeito de transferência para outras baratas que não tiveram contato direto com o produto.

Optigard Formiga Gel

As formigas entram em contato com muita sujeira: lixo e animais mortos são alguns exemplos. Dessa forma, podem carregar em seus corpos muitas bactérias, fungos e vírus. Para controlar esses insetos em áreas urbanas, Optigard Formiga Gel oferece uma solução prática.

Trata-se de um inseticida à base de Tiametoxam que elimina a infestação de formigas diretamente no foco: o ninho. O produto tem ação lenta, possibilitando transferência do ativo por toda a colônia, controlando as operárias e rainhas. O ativo age no sistema nervoso do inseto, levando à morte da formiga.

Optigard Formiga Gel conta com:

● Amplo espectro de ação;

● Excelente atratividade;

● Formulação transparente e sem cheiro;

● Atrativo e palatável por até 14 dias.

Pontos de entrada são bons locais para aplicação da isca, como fissuras, fendas, armários, locais próximos a tomadas, abrigos sob pias, janelas e portas de entrada, entre outros.

App Syngenta Soluções Urbanas

Em busca de manter os profissionais controladores de pragas urbanas informados sobre as melhores práticas do mercado e sempre à frente das novidades do setor, a Syngenta desenvolveu o aplicativo Soluções Urbanas.

A ferramenta gratuita traz informações assertivas para ajudar a promover o controle consciente de pragas, com dados sobre os produtos disponíveis. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS. Baixe agora mesmo e confira todas as vantagens!

Saiba mais sobre as soluções da Syngenta acessando o nosso portfólio de produtos para o controle de pragas urbanas.