Roedores em áreas urbanas: uma ameaça à saúde pública

Saúde Pública
imagem_2_capa_roedores

Classificados como pragas urbanas, os roedores proliferam rapidamente nas cidades, oferecendo grande risco à saúde pública. Eles são chamados de animais sinantrópicos, o que significa que convivem em locais próximos ao homem, além de possuírem características biológicas com alto índice de adaptação aos mais diversos meios. 

Por isso, o ambiente urbano torna-se um habitat oportuno à presença dos roedores, já que oferece condições favoráveis à sua proliferação como água, alimentação, abrigo e vias de acesso – popularmente conhecida como os 4 A’s –, tornando ainda mais difícil o seu controle.

Além de prejuízos em estruturas e fiações elétricas, os roedores são responsáveis pela transmissão de doenças sérias ao homem e aos animais, como  leptospirose, tifo, peste bubônica, salmonelose, entre outras. Também podem criar mais uma via de contaminação por meio de dejetos, já que coabitam no mesmo ambiente. 

Roedores: conheça as espécies urbanas mais comuns no Brasil

No mundo todo, existem cerca de 2.000 espécies desses animais, representando grande parte das espécimes de mamíferos existentes. No Brasil, existem três tipos de roedores que podem ser encontrados no ambiente urbano. São eles:

1. Ratazanas (Rattus norvegicus): é a espécie mais comum de roedores encontrada por aqui. Com pelagem de cor cinza acastanhada e áspera, apresenta coloração mais clara na região da barriga. Pode chegar a 25 cm de comprimento corporal, com a cauda apresentando, aproximadamente, o mesmo tamanho do corpo, além de pesar entre 150 a 600 gramas, de acordo com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

É ágil, constrói tocas no solo e é conhecida como  ótima nadadora. De hábito noturno, pode se deslocar em até 50 metros além da toca em busca de alimentos. É também conhecida por habitar e frequentar lixeiras e lixões, buscando alimentos variados como carnes, grãos e frutas.

2. Ratos de telhado (Rattus rattus): Essa espécie é sempre encontrada em grupos, e, como o próprio nome já diz, pode ser detectada no alto de construções e casas, abrigada em forros e telhados. Com pelagem escura e apresentando cauda maior que o corpo, possui calos estriados nas patas, o que favorece a sua locomoção de um lugar para o outro. Com 20 cm, o peso pode variar entre 100 e 350g, com alcance de 60 metros além do esconderijo.

Também de hábitos noturnos, o rato de telhado constrói ninhos em locais altos. Se alimenta, preferencialmente, de verduras, frutas e grãos. Além disso, é neófobo, pois desconfia de qualquer objeto novo que surja em seu território. 

Assim como as outras espécies, oferece riscos relacionados à propagação de agentes causadores de doenças às pessoas e aos animais, devido ao contato que pode ter com os alimentos e ambientes domésticos.

Em média, o tempo de vida das ratazanas é de 2 anos e as fêmeas podem gerar mais de 100 filhotes no período de um ano. A população está ligada à oferta de alimentos, formando enormes colônias.

3. Camundongo (Mus musculus): Essa espécie é a menor em comparação às outras duas. De hábitos noturnos e com olfato altamente desenvolvido, são curiosos, constroem seus ninhos dentro de construções, casas e móveis, deslocando-se poucos metros em busca de comida e água.

Medindo em torno de 9 cm, seu peso varia de 10 a 21g e tem um alcance que varia de 3 a 5 metros para além do esconderijo.

Com a duração da vida de um ano, conseguem conceber em torno de 50 filhotes neste período e costumam viver em colônias pequenas. Buscam por alimentos como sementes e grãos. 

Zero convivência, máximo controle dos roedores 

Com o objetivo de evitar as infestações e controlar os roedores de maneira eficiente, a Syngenta desenvolveu uma linha de produtos específicos como Klerat Blocos, Klerat Isca Fresca, Klerat Pellets e Talon Blocos XT. Esses são raticidas com alta atratividade para as principais espécies de roedores, quando comparados a outros produtos disponíveis no mercado. 

Além disso, contam com formulação à base de brodifacoum, potente ingrediente ativo anticoagulante que não causa desconfiança aos roedores que consomem as iscas, pois o controle inicia-se a partir de 3 dias após a ingestão suficiente do produto. Além disso, controlam espécies resistentes a anticoagulantes de primeira e segunda gerações.

Todos os produtos contém um amargante que previne a ingestão e, em caso de ingestão indevida por animais não alvo/humanos, existe um antídoto – Vitamina K1 – que pode ser utilizado.

Conheça os diferenciais das três soluções para cada tipo de situação:

  • Klerat Blocos: é um produto parafinado, com formulação altamente atrativa que oferece economia (menos repasses) e praticidade no controle de roedores, sendo indicado para ambientes sujeitos às intempéries. Pode ser encontrado em sacos de 1Kg (blocos parafinados de 20g e miniblocos parafinados de 5g) e baldes de 10Kg (blocos parafinados de 20g).
  • Klerat Pellets: é um raticida granulado pronto para o uso, disponível em sachês de 25g, e indicado para ambientes internos e secos.
  • Talon Blocos XT: é um raticida com formulação extrusada de alta palatabilidade, disponível em blocos de 20g. Pode ser utilizado em ambientes internos e externos. Está disponível em embalagens de 1kg. Talon Blocos XT foi um dos primeiros raticidas a ser aprovado no teste de durabilidade frente a intempéries da EPA (Agência de Proteção Ambiental) dos EUA. Proporciona eficiência no combate às 3 espécies de roedores, com alta resistência a fatores externos.
  • Klerat Isca Fresca: rodenticida à base de cereal e outros atrativos alimentares em mistura com óleos proteicos especiais para ratos e camundongos. Um dos diferenciais desse produto é que ele é até 6 vezes mais potente que os disponíveis no mercado, sendo efetivo inclusive em programas de biosseguridade em áreas rurais. Além disso é prático e pronto para uso e seu efeito começa de 3 a 14 dias após a ingestão.

Conta com alta atratividade, o que o torna fundamental para compor a estratégia de controle em ambientes de maior competitividade alimentar.

Agora que você conhece as espécies que podem estar mais perto do que imagina, conte com uma equipe especializada no controle de roedores. Além dessas três soluções, a Syngenta conta com uma linha eficiente de raticidas, com produtos adequados para cada situação. 

Acesse nosso completo portfólio de produtos e saiba sobre a evolução do setor em relação às soluções mais assertivas e eficazes para o controle de pragas urbanas e rurais!