Nova solução para o controle de roedores | Syngenta PPM

You are here

Nova solução para o controle de roedores

Saúde Pública
26.04.2022
Roedores

Deparar-se com ratos em ambientes residenciais e comerciais não é algo muito agradável. Além de despertar sensações como medo, aversão e preocupação, a presença de espécies de roedores deve ser considerada como um grande problema sanitário, uma vez que podem transmitir sérias doenças, bem como danificar móveis, utensílios e alimentos armazenados nos espaços por onde transitam. 

Apesar da existência de milhares de espécies de roedores em todo o mundo, três delas se destacam por causar danos materiais e transmitir enfermidades aos seres humanos: a ratazana (Rattus norvegicus), o rato de telhado (Rattus rattus) e o camundongo (Mus musculus). 

Se você deseja  controlar estes roedores em sua casa ou em seu estabelecimento, precisa conhecer a novidade que viemos apresentar. Antes, saiba um pouco mais sobre as características dessas espécies e os danos econômicos e sanitários que elas podem causar nos ambientes, além das medidas essenciais para um controle efetivo. 

Ratazana

Conhecida popularmente como rato-marrom ou rato de esgoto, a ratazana é a maior e mais corpulenta espécie de roedores urbanos, medindo aproximadamente 50 cm (corpo e cauda) e pesando cerca de 500 g. Além disso, sua coloração é marrom ou acinzentada e as orelhas são curtas.

Essa espécie tem habilidades aquáticas e escavadoras, assim, instala-se, normalmente, em ambientes úmidos – como galerias, esgotos e margens de rios – e com disponibilidade de matérias que servem para sua alimentação - grãos, carnes e ovos.

Rato de telhado 

O rato de telhado, também chamado rato-preto, é uma espécie que se caracteriza por suas orelhas grandes e pelagem geralmente escura.

Essa espécie tem a habilidade de escalar paredes, o que lhe dá a facilidade para se espalhar por locais como sótãos, forros e buracos em residências, edifícios comerciais, silos e zonas portuárias, uma vez que esses lugares podem oferecer alimentos que servem para sua nutrição, como legumes, frutas e grãos.

Camundongo 

O camundongo é uma espécie menor em relação às demais, pesando – em média – de 10 a 25 g. Apresenta orelhas grandes e geralmente possui coloração marrom.

Normalmente abriga-se no interior de residências em armários e despensas, saindo no período noturno para procurar alimentos, preferencialmente grãos e sementes.

Doenças e prejuízos provocados por roedores 

Os ratos e ratazanas podem provocar grandes danos materiais e econômicos em imóveis residenciais e comerciais, uma vez que costumam roer canos, divisórias, calhas e canos (podendo gerar curto-circuitos e incêndios), entre outras estruturas urbanas. Já os camundongos têm o hábito de roer as mobílias do local, como armários, sofás, camas etc.

Dentre as doenças transmitidas por essas espécies, algumas são: leptospirose, tifo, peste bubônica, salmonelose, hantavírus, estreptobacilos, entre outras.

Como prevenir a infestação de roedores? 

O manejo integrado, por meio de diversas ações que se complementam, é uma maneira de prevenir e controlar a infestação de espécies de roedores em ambientes residenciais, comerciais e rurais. 

Por isso, a remoção de fontes de alimentação e água, eliminação de possíveis locais que servem como abrigo e monitoramento do ambiente são ações fundamentais. 

Quando há presença de roedores no ambiente, o manejo integrado deve  contemplar também a aplicação de rodenticidas. Sabendo disso, a Syngenta adicionou recentemente uma solução para fortalecer o menu de opções que você tem para controlar os roedores com muito mais efetividade. Confira! 

Um menu mais atrativo contra os roedores

Infográfico roedores

O menu de soluções da Syngenta conta agora com uma nova tecnologia, muito mais atrativa: Klerat® Isca Fresca

O novo rodenticida da Syngenta é indicado para o controle de roedores em locais desafiadores, onde a infestação está estabelecida e há acesso a outras fontes alimentares.  

Vale destacar que a isca fresca é mais palatável do que as formulações mais tradicionais do mercado, como iscas em grãos.
Além disso, Klerat® Isca Fresca é formulado com o princípio ativo brodifacoum, que controla roedores mesmo com baixa ingestão do produto.

Klerat Isca Fresca® é o cardápio mais atrativo para manter o ambiente controlado contra os roedores. Acesse também o nosso portfólio e conheça outras soluções completas para o manejo de roedores e de outras pragas.