7 curiosidades sobre roedores para controle em áreas rurais

Saúde Pública
Roedor

Os roedores são atraídos para locais onde encontram água, alimento e abrigo, como pode ser o caso de áreas rurais. A presença e a ação dessas pragas podem causar prejuízos econômicos e sanitários para os seres humanos e para os animais de criação.

Nas instalações rurais, os roedores têm potencial para contaminar o ambiente com suas fezes e urina, gerando danos ao armazenamento de insumos, como a contaminação da ração disponível. Eles também podem se alimentar da ração dos animais, causando perdas nutritivas para o animal e econômicas para o produtor, e danificar as estruturas do local ao roerem objetos, equipamentos, entre outros.


Curiosidades sobre roedores


Compreender os hábitos e comportamentos dos roedores é uma forma de conhecê-los melhor e, assim, entender como realizar um controle de maneira mais precisa e efetiva.

Pensando nisso, preparamos uma lista com sete curiosidades a respeito dessa praga comum no ambiente de criação animal e instalações rurais.

  1. Roedores podem proliferar de forma rápida. Esses animais são sexualmente maduros já na sexta semana de vida. As fêmeas da ratazana, por exemplo, são capazes de gerar até 14 filhotes por ano. Em condições ambientais favoráveis, estes filhotes podem atingir a maturidade sexual – e se reproduzir – após pouco mais de 2 meses do seu nascimento. 

  2. Os ratos podem ser encontrados em todo o território terrestre, exceto em regiões com clima extremamente frio, como as regiões polares.

  3. Devido à flexibilidade de seus corpos, os roedores conseguem se mover facilmente no interior de canos e tubulações. Além disso, podem segurar a respiração dentro d’água – o que facilita sua entrada nas instalações, através de esgotos e vasos sanitários.

  4. Esses animais têm uma ótima noção de espaço, sendo capazes de encontrar novos caminhos, criar atalhos e rapidamente infestar uma nova edificação. 

  5. Os roedores estão relacionados à transmissão de diversas doenças, como leptospirose, peste bubônica, salmonelose e hantavirose. Algumas delas podem afetar tanto os animais quanto os seres humanos.

  6. O controle químico de roedores em áreas rurais é o método mais utilizado para eliminar infestações já existentes. A técnica consiste na utilização de rodenticidas, com substâncias anticoagulantes, que são colocados nos locais de passagem ou de visitação dessas pragas.

  7. Entre as espécies de roedores de maior importância econômica, as ratazanas (Rattus norvegicus) e os ratos de telhado (Rattus rattus) caracterizam-se por desconfiarem de coisas novas e podem, por isso, demorar para entrar em contato com as iscas de controle instaladas. Já os camundongos (Mus musculus) são curiosos e tendem a interagir com a isca mais rapidamente.

Controle de roedores em áreas rurais: conheça as melhores iscas

Para controlar os roedores e minimizar os prejuízos causados por eles em áreas rurais, a Syngenta desenvolveu duas soluções de alta eficácia para um controle efetivo.

A primeira delas é Talon Blocos XT, produto de venda restrita a instituições e empresas especializadas. O raticida é formulado com Brodifacoum, princípio ativo que apresenta a maior efetividade no combate a esse tipo de praga, em comparação a outros no mercado.

Talon Blocos XT é muito atrativo e apresenta alta resistência a fatores externos. As iscas de dose única são disponibilizadas em embalagem de 1 kg e são compostas por cereais com a mais alta qualidade, atratividade e palatabilidade, o que facilita a ingestão por parte do roedor.

Outra solução desenvolvida pela Syngenta é Ratex Pellets, também formulado à base de Brodifacoum. Para uso exclusivo em instalações rurais, o produto apresenta ótimo custo-benefício para o produtor rural, sendo formulado à base de Brodifacoum, princípio ativo de alta potência. 

Ratex Pellets é eficaz contra roedores resistentes a outros anticoagulantes. Disponibilizado em iscas prontas para uso, possui aplicação prática e fácil.

A Syngenta busca fornecer as soluções mais eficientes para o controle de pragas em instalações rurais. Confira o nosso portfólio completo!