Conheça as 5 principais pragas urbanas

Saúde Pública
Pragas urbanas

As pragas urbanas possuem características biológicas que favorecem a sua adaptação nos mais diversos ambientes. Assim, um dos seus preferidos é o ambiente urbano, pois oferece condições favoráveis à sobrevivência como abrigo e alimento.

Diante desses aspectos, outro ponto de extrema importância está relacionado aos microrganismos causadores de doenças que algumas pragas podem carregar. Por isso, temos que ficar atentos às boas práticas de manejo ambiental e também ao uso de ferramentas eficazes para combatê-las.

Pragas mais comuns e como agem em áreas urbanas

Moscas

Presentes em áreas urbanas como casas, restaurantes, comércios e também em instalações rurais, as moscas podem carregar agentes causadores de doenças, como a bactéria Salmonella sp. Elas estão presentes em locais sujos e contaminados, dessa forma podem prejudicar a segurança alimentar ao pousar em alimentos destinados aos seres humanos ou animais domésticos.

No meio urbano, a mosca doméstica (Musca domestica) é a espécie mais comum. Além de causar muitos incômodos, ela é capaz de carregar consigo mais de uma centena de organismos patogênicos – como vírus, bactérias, protozoários e helmintos. Além do incômodo, a má administração de uma infestação de moscas pode indicar a falta de condições mínimas de higiene nos ambientes.

Baratas

São insetos nocivos para a saúde dos seres humanos. Como podem andar por esgotos e em locais onde resíduos orgânicos são encontrados, e se alimentar de lixo e matéria em decomposição, elas podem carregar em seus corpos microrganismos como bactérias, vírus e fungos causadores de intoxicações alimentares e outras doenças.

Existem cerca de 4 mil espécies de baratas no mundo. No Brasil, as baratas urbanas correspondem a menos de 1% do total de espécies, enquanto o restante são silvestres.

As principais espécies urbanas são: Blattella germanica (barata alemã ou barata de cozinha) e Periplaneta americana (barata americana ou barata de esgoto).

Ácaros

Imperceptíveis a olho nu, ácaros são aracnídeos microscópicos que podem se alimentar de restos de alimento, descamação da pele humana, fungos e outros insetos. Além disso, eles se abrigam em cortinas, tapetes, colchões, travesseiros e objetos armazenados.

Existem cerca de 48.000 espécies de ácaros no mundo. Alguns afetam animais, outros humanos e nem as plantas ficam livres dessa praga. São exemplos de ácaros com importância em saúde: Dermatophagoides farinae (ácaro doméstico) e Tyrophagus putrescentiae (ácaro do mofo).

Carunchos

São pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinha, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

Do estoque até o depósito do supermercado, os carunchos encontram diversas oportunidades para entrar nos pacotes de alimentos e se proliferar. Sendo assim, a infestação costuma começar a partir de um produto já contaminado, ao ser adquirido. Mas vale lembrar que nem sempre o alimento cuja embalagem o inseto foi encontrado é a origem da infestação e, além disso, quanto mais tempo o produto infestado continuar na dispensa, maiores são as chances do inseto se espalhar para outros mantimentos.

Barbeiros

Conhecido como o hospedeiro do Trypanosoma cruzi o protozoário vetor da Doença de Chagas , os barbeiros são insetos hematófagos que, quando adultos, possuem asas e podem sair de seu habitat nas matas e adentrar residências.

Dentro das casas, podem se alojar em pequenos espaços, como rachaduras e frestas de parede e telhados, atrás de móveis e outros objetos da casa. Em locais externos, podem se abrigar em amontoados de telhas, lenha e tijolos. Sua aparição ocorre normalmente em casas de pau a pique e sapê.

Controle assertivo contra as pragas urbanas

Para que haja mais eficácia no controle de possíveis infestações de pragas urbanas, a prevenção é a melhor escolha. Manter os ambientes mais limpos e organizados, monitorar o descarte do lixo, assim como o de água parada, e realizar a escolha correta de um inseticida para a pulverização das áreas internas e externas são práticas recomendadas para o seu controle.

Atenção! É importante lembrar que todas as aplicações de produtos inseticidas devem ser realizadas por profissionais qualificados, que possam definir o conjunto de práticas e produtos adequados para o tratamento ideal do local.

A Syngenta Soluções Urbanas conta com fórmulas inovadoras e de alta tecnologia que protegem a saúde, a indústria e o lar. Acesse para mais informações!