Boas práticas para o controle efetivo de roedores

Saúde Pública
Roedores urbanos

As boas práticas para o controle de roedores são essenciais tanto nos ambientes urbanos como nos rurais. Nas áreas urbanas, sobretudo nas grandes metrópoles, essas ações são muito relevantes, uma vez que as condições para o estabelecimento de infestações estão presentes em praticamente todas as regiões.

Essas espécies apresentam grandes riscos sanitários a humanos e animais, por conta das doenças que estão associadas à sua presença – leptospirose, salmonelose, toxoplasmose, hantavírus, entre outras. Além disso, causam prejuízos econômicos, visto que podem roer mobílias, encanações, cabos, fiações e estruturas de edificações, bem como contaminar, por meio de fezes e urina, insumos armazenados.  

Para obter maior efetividade no controle de infestações, é importante a adoção de uma série de medidas integradas nos ambientes em que os roedores costumam transitar. 

Confira a seguir essas ações! 

Veja como realizar o controle integrado e evitar infestações de roedores

O controle integrado de ratos, ratazanas e camundongos exige conhecimentos específicos acerca das características, hábitos, alimentação e ambientes onde essas espécies costumam se instalar. 

A estratégia envolve duas medidas essenciais para evitar e controlar infestações, sendo elas: monitoramento do espaço e manejo integrado

Conheça cada uma delas a seguir. 

Inspeção da área 

A inspeção é a primeira ação que precisa ser realizada no local, pois é uma forma de verificar a presença de roedores por meio da vistoria em possíveis locais de acesso – e de abrigo, além de lugares em que há oferta de alimentos para as pragas.

É importante examinar também as fiações, uma vez que essas espécies costumam danificar esses tipos de estrutura, podendo, inclusive, causar curtos-circuitos nas redes locais. 

Alguns sinais que indicam a presença de roedores no ambiente são: 

  • fezes; 
  • manchas de gordura; 
  • tocas; 
  • urina;
  • trilhas; 
  • roeduras;
  • avistamento de roedores;
  • pegadas.

A inspeção da área é um procedimento fundamental, pois possibilita a identificação dos locais de acesso dos roedores, facilitando a escolha de estratégias de prevenção e controle. 

Manejo Integrado

O manejo integrado compreende um conjunto de ações preventivas, corretivas e de eliminação que visam tornar o espaço inviável para a infestação de ratos, ratazanas e camundongos.

As medidas que contribuem para prevenir a instalação destas infestações são: 

  • limpeza do ambiente;
  • eliminação dos locais de abrigo (mato alto, entulhos, lixos, materiais de construção, caixas e falhas estruturais); 
  • armazenamento de alimento em locais fechados;
  • vedação de aberturas que facilitam a entrada de roedores;
  • supressão dos pontos de acesso (portas quebradas, falhas na estrutura do local e ralos abertos); 
  • eliminação das fontes de água e alimentação. 

Assim, é possível evitar a circulação e prevenir a instalação das infestações de roedores.

Controle Químico

O controle químico é uma das etapas do manejo integrado e consiste na utilização de produtos registrados para o controle de roedores.

Vale destacar que, mesmo com o conjunto de boas práticas, é fundamental contar com controladores de pragas profissionais que poderão avaliar o ambiente e desenhar a estratégia adequada para cada local. Há produtos que só devem ser utilizados por empresas especializadas.

Para isso, a Syngenta oferece Talon Blocos XT®, um raticida à base de brodifacoum em blocos extrusados, para ser aplicado em locais infestados por roedores.

O produto é altamente eficiente contra ratos, ratazanas e camundongos e apresenta os  seguintes benefícios: 

  • tecnologia de extrusão: combina resistência e palatabilidade, gerando um controle mais econômico e com menos repasses; 
  • alta qualidade: desenvolvido com cereais de qualidade superior e bordas que facilitam a roedura; 
  • segurança: contém substância amargante que evita a ingestão acidental por seres humanos. Em caso de ingestão indevida, existe um antídoto que pode ser utilizado, a vitamina K1.

Além disso, o produto permite um controle mais rápido e com menor consumo de isca em relação a outros produtos do mercado à base de outros princípios ativos.

Vale reforçar que a solução deve ser aplicada por um profissional capacitado e seguindo as medidas indicadas para cada uma das espécies de roedores. 

Contra essas e outras pragas urbanas, a Syngenta conta com um portfólio completo de produtos para serem aplicados em diversas situações.