Fique atento ao controle da aranha-marrom

Saúde Pública
Aranha-marrom

A população em geral deve ficar atenta aos acidentes que podem ocorrer por conta da aranha-marrom (Loxosceles spp.), devido ao seu hábito de ficar em esconderijos em lugares escuros e secos. A aranha-marrom apresenta maior deslocamento em épocas mais quentes, onde sai a procura de alimentos, porém a infestação permanece ativa mesmo em temperaturas amenas.

Das inúmeras espécies de aranhas presentes no Brasil, principalmente as pertencentes ao gênero Phoneutria, Latrodectus e Loxosceles apresentam importância em saúde pública, sendo que o maior número de acidentes é provocado pela aranha-marrom.

Medindo até 4 cm, a sua picada geralmente não é percebida de imediato, somente após algumas horas é que a vítima sente um incômodo, como se fosse uma queimação no local da picada. Se não for tratada da maneira correta, pode provocar mal-estar, dores pelo corpo e até necrose. Por isso, o ideal é procurar atendimento médico imediatamente.

Ações preventivas ajudam no controle

Os acidentes mais comumente ocorrem quando a aranha é pressionada ao corpo da vítima ao vestir roupas, calçar sapatos ou manusear objetos guardados, como lençóis e cobertores. A teia da aranha-marrom é irregular e semelhante a um chumaço de algodão.

Além de roupas e calçados, outros possíveis esconderijos da aranha-marrom são:

  • atrás de quadros;
  • em armários e estantes;
  • dentro de caixas ou materiais que não são movimentados com frequência;
  • Na área externa, pode se esconder debaixo de cascas de árvores, em folhas secas, buracos, telhas e tijolos empilhados, entre outros.

Para reduzir a incidência de infestação da aranha-marrom, existem algumas ações preventivas como:

  • eliminar frestas, buracos ou vãos em paredes, portas, assoalhos e forros;
  • manter os ambientes limpos, ventilados e livres de entulhos;
  • realizar a manutenção dos jardins, aparando e cortando a vegetação excedente.

Conte com Demand® CS da Syngenta

Em constante evolução, a Syngenta desenvolveu Demand® CS que também é indicado para o controle da aranha-marrom, além de diversas outras pragas rasteiras e voadoras.

Conhecido como referência no mercado, Demand® CS é o primeiro a conter o ingrediente ativo lambda-cialotrina microencapsulado.  Apesar de o ingrediente ser o responsável pelo combate aos alvos, a excelente performance é obtida por sua exclusiva formulação com a tecnologia iCAP®.

Essa tecnologia consiste em microcápsulas de parede dupla que são construídas ao redor do ingrediente ativo. A camada interna permite a liberação do produto, enquanto a camada externa serve para proteger o princípio ativo de raios UV e variação de pH.

Cada cápsula, de diversos tamanhos, adere ao exoesqueleto de pragas que passam pela superfície onde o produto foi aplicado, elevando o controle e evitando infestações. Conheça outros benefícios do inseticida:

  • altamente efetivo contra a aranha-marrom e também contra uma grande variedade de pragas;
  • odor reduzido;
  • ingrediente ativo microencapsulado, que proporciona um controle eficiente com longo efeito residual mesmo em superfícies agressivas.

O controle da aranha-marrom pode ser realizado por meio da pulverização nas possíveis áreas de infestação. Vale ressaltar que, Demand® CS é um produto profissional, e deve ser utilizado apenas por profissionais especializados em controle de pragas.

Fique por dentro do manejo de outras pragas urbanas e rurais acessando nosso portfólio de produtos!