Barata: mais que uma hóspede indesejável

Saúde Pública
BARATA 2

Apesar de nos causar pânico e aversão, à primeira vista as baratas não aparentam representar risco ao ser humano. No entanto,  poucos têm conhecimento sobre os reais perigos que essa praga pode causar à nossa saúde.

No Brasil existem inúmeras espécies de baratas. Entre as mais comuns estão a barata de cozinha (Blattella germanica) e a barata de esgoto (Periplaneta americana).

De cor marrom-avermelhada, elas gostam de se refugiar em pequenos espaços e fendas, locais onde passam a maior parte dos seus dias. Vivem em ambientes escuros, quentes e úmidos, como frestas na estrutura da edificação, interior de eletrodomésticos, lixo e esgoto.

Ambas podem disseminar diversos parasitas que carregam em seu corpo e em seus fluídos corporais, como os agentes causadores de toxoplasmose, tifo, diarréia, pneumonia e meningite. Como essas doenças podem chegar até nós? Acompanhe para saber a resposta!

Doenças: como reduzir o risco de contaminação?

A barata não deve ser vista apenas como uma hóspede indesejável, mas também como um inseto nocivo à saúde, pois carrega consigo milhares de bactérias e outros agentes infecciosos que podem causar diversas doenças.

Por isso, é fundamental que o ambiente seja residência ou comércio , esteja sempre limpo e com o monitoramento sanitário em dia. Para evitar infestações, algumas medidas são indicadas, tais como:

  • manter alimentos guardados em recipientes fechados;
  • conservar armários e despensas fechados, sem resíduos de matéria orgânica;
  • evitar o acúmulo de materiais e remover lixo de locais inapropriados;
  • verificar e eliminar os insetos encontrados, além de vedar potenciais locais de entrada ou de abrigo para eles;
  • colocar borracha de vedação na parte inferior externa das portas;
  • conferir embalagens e outros materiais recebidos no local.

Entretanto, somente essas práticas não são suficientes, pois, devido à diversidade de oferta de alimentos e ambientes que favorecem sua proliferação, as baratas se reproduzem de maneira rápida.

Por isso, contar com a ajuda de um especialista para a realização do controle integrado da infestação com medidas químicas é a maneira mais eficaz e indicada.

O poder da atratividade

Para realizar o controle consciente de baratas, aplicando estratégias que as combatam sem comprometer a saúde das pessoas que convivem no local nem a qualidade dos alimentos e estruturas prediais, devemos levar em conta a biologia e o comportamento das invasoras, além do ambiente em que se encontram. Assim, na hora da escolha da estratégia de controle, é possível selecionar a técnica que alcançará resultados superiores.

Além disso, é necessário escolher a metodologia de aplicação mais adequada. Uma das técnicas utilizadas é a aplicação em gel, indicada principalmente para o controle de baratas e formigas em ambientes internos e mais suscetíveis à sua incidência.

O uso de inseticida em gel viabiliza a aplicação em locais estratégicos e proporciona efeito prolongado no ambiente. A aplicação de pequenas gotas, próximo ao local de circulação das baratas, já é suficiente. Por isso, essas iscas podem ser utilizadas em ambientes sensíveis, como residências, indústrias alimentícias, cozinhas e hospitais.

Entre os diferenciais do uso de inseticida em gel em comparação a outros produtos do mercado, estão:

  • aplicação rápida e prática;
  • efeito prolongado no ambiente;
  • alta atratividade, mesmo com variação de temperatura.

Ainda assim, atenção! Esse processo de transferência só gera bons resultados quando um gel de alta qualidade é utilizado, pois ele precisa ser atrativo e eficiente. Por isso,  apresentamos Advion® Barata Gel: a solução para o combate às baratas!

O gel inseticida da Syngenta tem uma formulação única, com princípio ativo (indoxacarbe) de alta performance, aliado a uma matriz alimentar de grande palatabilidade, que atrai rapidamente as baratas.

Após a ingestão de Advion® Barata Gel, o princípio ativo é modificado quimicamente dentro do organismo do inseto, tornando-se uma molécula ativa. O efeito não imediato contribui para que o inseto retorne ao seu esconderijo e contamine as outras baratas.

Entre os diferenciais de Advion® Barata Gel estão:

  • até 10x mais palatável que outros géis, mesmo em populações de baratas com resistência comportamental ao gel;
  • baixa toxicidade;
  • atrativo e durável por até 4 meses após a aplicação;
  • eficiente na transferência secundária e terciária para outras baratas que não tiveram contato direto com o produto.

Além disso, em testes de aplicação com pistola aplicadora, o gel inseticida Advion® Barata Gel mostrou a mesma consistência durante toda a aplicação, enquanto outras iscas em gel para baratas apresentaram variações na sua viscosidade, com propensão para criar bolhas de ar.

Quer saber mais sobre o gel para controle de baratas da Syngenta? Confira os nossos materiais técnicos e o portfólio completo de soluções para Pragas Urbanas!