You are here

Share page with AddThis
Solução Cupim

Coptotermes gestroi, Nasutitermes spp, Cryptotermes brevis.

Algumas espécies de cupins, no ambiente urbano, são pragas que podem causar danos e prejuízos tanto em casas e edifícios quanto em bens de consumo duráveis feitos a partir de madeira ou celulose. São difíceis de serem controlados, pois podem construir ninhos e estabelecer colônias em grandes áreas de difícil acesso. Infestações em locais que guardam acervos históricos podem resultar em danos irreversíveis a peças de valores imensuráveis.

INSPEÇÃO E MEDIDAS CORRETIVAS


Cupins Subterrâneos: constroem tubos como caminhos do ninho até invadirem uma construção. Transitam por estrutura de base, como blocos e tijolos, lajes, conduítes elétricos e telefônicos, e rede hidráulica. Por isso fique atento às seguintes ações:

Cupins de madeira seca: se desenvolvem diretamente na peça atacada, ficando restritos a este local.  Por isso é importante observar se a peça:

  • Verificar locais quentes e úmidos da edificação, como forro e madeiramento de telhados;
  • Buscar por sinais de túneis próximos a molduras de janelas, batentes de portas, parede e pisos de madeira e escadas com vãos perdidos;
  • Atenção para a existência de ninhos em vãos entre paredes, andares e caixões perdidos na estrutura da edificação.
  • Possui pequenos furos dispersos;
  • Apresenta pó granuloso com aspectos e cores de madeira sob o móvel;
  • Está com a superfície intacta e o interior oco ou danificado.

CONTROLE INTEGRADO

Tratamento pré-construçãoAplicação da calda inseticida sobre o solo antes da pavimentação ou em trincheira após a construção da estrutura, seguindo a recomendação de rótulo.

Tratamento pós-construçãoPerfuração do piso ou parede e posterior aplicação da calda inseticida, seguindo as recomendações de rótulo.

Tratamento cupim de madeira secaTratamento da peça com aplicação do produto nos próprios furos feitos pelo cupim, seguindo recomendação do rótulo.

 

Baixe nosso material