Moscas domésticas em áreas rurais? Veja como solucionar esse problema

Saúde Pública
Moscas domésticas

Manter o ambiente saudável é um desafio para muitos criadores, uma vez que as moscas domésticas (Musca domestica) podem ocorrer nas instalações rurais e afetar o bem-estar dos animais. 

Apesar de parecerem inofensivas, essas pragas podem provocar estresse em aves, vacas leiteiras, bovinos e suínos, além de haver a possibilidade de carregarem microrganismos com potencial de causar doenças, o que impacta a produtividade e a rentabilidade dos produtores. 

Por esse motivo, o manejo dessas moscas torna-se um procedimento fundamental em granjas, estábulos e haras, pois contribui para a sanidade e o bem-estar dos animais, ajudando os criadores a garantir a lucratividade dos seus empreendimentos. 

Confira neste artigo os danos provocados pelas moscas domésticas nas áreas rurais e como fazer o controle desses insetos para evitar prejuízos financeiros e garantir a rentabilidade da produção. 

Riscos causados por moscas em instalações rurais

As moscas domésticas podem estar presentes tanto nos espaços urbanos quanto em ambientes rurais. Normalmente, elas se proliferam com maior frequência em locais úmidos e com temperaturas mais elevadas, onde há presença de matérias orgânicas frescas. Isso ocorre porque essas condições favorecem a postura e o seu desenvolvimento até a fase adulta. 

Esses insetos oferecem altos riscos para a segurança alimentar dos animais, uma vez que costumam se nutrir de fezes, sobras de alimentos e outros resíduos orgânicos. O fato de consumirem excrementos é extremamente problemático, já que, para isso, posicionam-se sobre os materiais fecais, contaminando partes de seu corpo. 

Com isso, são contaminados com vírus, fungos e bactérias e, no momento em que entram em contato com alimentos, transferem esses agentes infecciosos aos produtos de consumo humano ou animal. 

Doenças carreadas por moscas domésticas

As moscas podem carregar mais de 300 patógenos responsáveis por causar várias doenças que acometem os animais nas instalações rurais. 

Algumas enfermidades comuns em suínos são: doença de aujeszky, pneumonia enzoótica e rinite atrófica. Em bovinos, diarreia neonatal e mastite bovina são as mais recorrentes, e as aves são comumente acometidas por coriza e coccidioses. Já as salmoneloses podem ocorrer em diferentes criações de animais. 

Vale destacar que as moscas domésticas também podem causar uma grande carga de estresse nos animais, o que interfere diretamente em seu ganho de peso. 

Por conta desses fatores, o manejo integrado das instalações rurais, com a adoção do controle mecânico (limpar os dejetos dos animais, colocar abrigos sobre os cochos e cobrir os objetos utilizados para armazenamento de lixos) e da intervenção química, é fundamental e ajuda a evitar doenças e outros problemas nas criações. 

Zyrox® GR Isca Mosquicida: especialista no controle de moscas domésticas 

A Syngenta, ciente dos desafios enfrentados no controle de moscas, desenvolveu Zyrox® GR Isca Mosquicida, uma isca mosquicida especialista no controle de moscas domésticas.

Infográfico

Trata-se de um produto inovador e estratégico, que apresenta alta eficiência, principalmente em ambientes desafiadores. Entre os principais benefícios de Zyrox® GR Isca Mosquicida, destacam-se:

  • Altamente palatável e atrativo para moscas na fase adulta: confere atratividade até seis vezes maior do que outras iscas disponíveis no mercado. 
  • Novo princípio ativo: age nos receptores musculares dos insetos, proporcionando controle eficiente de moscas multirresistentes. 
  • Flexibilidade de aplicação: adequa-se a diferentes estratégias de controle, podendo ser aplicado por meio de isca a lanço, porta isca ou diluída em água para pincelamento*. 

*Consulte rótulo e ficha técnica antes da aplicação deste produto.

Vença a batalha contra as moscas com o auxílio da Syngenta Soluções Urbanas

O controle de pragas em áreas rurais não é uma tarefa fácil e demanda ações integradas de manejo. Associar o manejo mecânico ao químico faz parte de uma estratégia inteligente e, para isso, Zyrox® GR Isca Mosquicida se consolida como uma importante ferramenta, proporcionando eficiência no controle. 

Após a execução das ações do plano de manejo, os resultados serão surpreendentes: maior economia e alta rentabilidade. Portanto, vença a batalha contra as moscas com o auxílio de um especialista! 

Não se esqueça de conferir as informações referentes à aplicação na ficha técnica e no rótulo do produto.

Fique por dentro também do manejo de outras pragas urbanas e rurais, acessando o nosso portfólio completo de produtos