You are here

Share page with AddThis
Solução Formiga

Formigas urbanas

As formigas são insetos com alta capacidade de organização e de extrema importância ao ecossistema, porém algumas dezenas delas podem causar desde incômodos até prejuízos financeiros e de saúde em área urbanas e podem ser consideradas pragas difíceis de conter.  A presença delas em ambientes sensíveis como hospitais, por exemplo, representa um sério problema, já que podem carregar microrganismos (fungos, bactérias etc.) em seus corpos.

  • INSPEÇÃO E MEDIDAS CORRETIVAS:

    É importante identificar e remover fontes indevidas de alimentos, assim como monitorar e ter atenção à constante limpeza e organização do local, além de bloquear, sempre que possível, locais de possível acesso.
    • Limpeza adequada do ambiente;
    • Eliminação e armazenamento adequado de fontes de alimentos, principalmente os adocicados;
    • Monitorar e adotar medidas de controle em locais de acesso e esconderijo. Conduítes podem ser vias de entrada em edificações, por isso merecem trato especial.

 

  • MEDIDAS DE CONTROLE:

Para um melhor resultado no controle da infestação, deve-se focar na colônia como um todo e não apenas em indivíduos isolados. Por isso, a identificação da espécie, seu ninho e utilização de iscas inseticidas de boa qualidade são de extrema importância nesse tipo de tratamento. Além disso, também podem ser utilizadas em aplicação de barreira, formulações específicas de ação não repelente, que evitam a dispersão e fragmentação da colônia.

 
Pulverização superficial residual externa.Barreira química perimetral com inseticida residual.


 

Pulverização superficial residual interna.Barreira química com inseticida residual.


 

 

 
Isca em gel.Aplicação pontual em frestas, fendas, armários, locais próximos a tomadas e lugares de forrageamento das formigas doceiras.