Saiba como controlar as moscas em instalações rurais

Saúde Pública
As moscas podem parecer inofensivas, mas na verdade são perigosas em todos os ambientes, inclusive nas instalações rurais

As moscas podem parecer inofensivas, mas na verdade são perigosas em todos os ambientes, inclusive nas instalações rurais onde se desenvolvem atividades de criação animal, pois podem causar grandes incômodos, perdas econômicas e doenças. Por isso, é fundamental combatê-las de forma adequada, de modo a manter a biosseguridade do plantel e a sanidade dos animais.

Essas pragas vivem, geralmente, em locais como estábulos, haras e granjas onde há grande disponibilidade de matéria orgânica, umidade e temperatura favoráveis. Elas se alimentam dessa matéria orgânica disponível e procriam principalmente junto aos dejetos orgânicos provenientes da criação animal. Podem transportar mais de 300 patógenos diferentes, causadores da doença de aujeszky, pneumonia enzoótica dos suínos, diarréia neonatal dos leitões, entre outras.

Além das doenças, outro problema causado pelas moscas é a interferência no ganho de peso dos animais ou a queda na produção e na qualidade de leite das vacas, devido ao estresse causado no animal, o que afeta a produtividade rural.

Formas de combater moscas em instalações rurais

O controle de moscas é uma etapa essencial no manejo sanitário das criações animais, a fim de manter seu bem-estar para que desempenhem os melhores índices zootécnicos, limitando o animal frente às situações de estresse fisiológico.

Uma das formas de combater as moscas nas instalações rurais é o método mecânico, que consiste em eliminar os focos onde os insetos realizam a postura de larvas. Para isso, é preciso realizar o manejo do esterco, eliminar os vazamentos e gotejamentos de água, não deixar lixo exposto, colocar abrigos sobre coxos para evitar o molhamento da ração, etc.

Essas medidas devem ser tomadas porque a matéria orgânica fresca oferece condições que favorecem a proliferação e o desenvolvimento de moscas, como presença de nutrientes, além da temperatura e umidade adequadas.

Associado a essas medidas, está o controle químico, o método mais utilizado para a eliminação de infestações em curto prazo. “A aplicação de inseticidas na forma de iscas é mais segura e eficiente, enquanto o formato líquido tem restrições e requer critérios mais técnicos. É preciso trabalhar com estratégias bastante rígidas de manejo de esterco associado a outras ferramentas de controle”, explica Marcos Roberto Potenza, engenheiro agrônomo e especialista em Entomologia Urbana.

A Syngenta possui um amplo portfólio para controle de moscas

 

 

Optigard LT: solução para o manejo de moscas

É um inseticida neonicotinóide não repelente, à base de Tiametoxam com amplo espectro de ação, altamente indicado para manejo de resistência no combate a infestações de insetos. Além disso, é uma ferramenta eficiente para controle de larvas e adultos de moscas. Entre os principais benefícios de Optigard LT, estão:

  • ideal para rotação de princípio ativo e manejo de resistência;

  • formulação não repelente;

  • embalagem hidrossolúvel: minimiza o contato do operador com o produto. O sachê dissolve rapidamente em contato com a água e já vem embalado na dose certa;

  • efetivo em programas de controle de insetos presentes em propriedades rurais, como baratas, moscas (adultos e larvas) e pulgas.

Zyrox GR: isca mosquicida

Zyrox é uma isca mosquicida granulada, formulada com um novo princípio ativo impregnado em uma exclusiva matriz alimentar de alta atratividade. O inseticida foi desenvolvido para obtenção de resultados efetivos mesmo nas situações mais desafiadoras. Entre os principais benefícios do produto, estão:

  • princípio ativo (Ciantraniliprole): possui um novo modo de ação, atuando diretamente nos músculos da mosca. Trata-se de uma solução muito eficiente para programas de manejo de resistência;

  • formulado com matriz alimentar de alta atratividade, que proporciona controle populacional mesmo em áreas de alto desafio;

  • flexibilidade: pode ser aplicado como granulado ou em pincelamento, após diluição em água. Dessa forma, adequa-se a diversos tipos de protocolos de controle e apresenta maior facilidade para controle de moscas no dia a dia.

Para informações sobre a aplicação, consulte o nosso material de controle de moscas em instalações rurais,

Quer saber mais sobre o manejo de moscas, roedores e outras pragas em instalações rurais? Acesse o nosso portfólio de produtos e conheça as soluções completas!